Departamento de Engenharia de Produção

Relatório de Atividades

Maio de 2007-Abril de 2009

Este relatório apresenta o conjunto de atividades desenvolvido pelo Departamento de Engenharia de Produção da Unidade Maracanã (DEPRO Maracanã) no biênio Maio 2007 – Abril 2009 e as necessidades futuras dos biênios seguintes.

O DEPRO Maracanã foi estabelecido em 1999 e possui onze docentes em seu quadro, além de um docente do DEMET com carga total dedicada ao departamento, sendo todos docentes 40hs com Dedicação Exclusiva. Possui um dos mais altos níveis de qualificação da instituição. Nove dos doze docentes são doutores e os outros três são doutorandos. Os professores do DEPRO Maracanã possuem atuação destacada na Pós-Graduação do CEFET/RJ, onde sete docentes (58 % do departamento) atuam como professores permanentes do quadro de dois programas de pós-graduação.

Hoje, o DEPRO Maracanã apresenta uma média de 4,9 publicações em congressos e periódicos por docente por ano. Tal nível de publicação revela a importância que o departamento confere às atividades de pesquisa e o grau de comprometimento dos seus docentes com o objetivo de levar a instituição ao status de Universidade.

A sinergia entre a pesquisa, o ensino e a extensão permite ganhos para as três atividades. No DEPRO Maracanã, uma série de projetos de pesquisa, ensino e extensão foram iniciados nos últimos dois anos, sendo dois projetos de internacionais de cooperação e pesquisa (EELA-2 e EPIKH, co-financiados pela Comissão Européia), dois projetos brasileiros de pesquisa e extensão (Núcleo de Competência em Simulação e Implantação de P+L visando ganho de produtividade, financiados pela FAPERJ) e seis projetos de extensão (diversas fontes de fomento).

Apesar dos expressivos resultados, considerando o número atual de docentes do Departamento e dos recursos recebidos, é importante dizer que um número maior de professores é fundamental para que este grupo continue produtivo e assuma maiores responsabilidades nos próximos anos pelos seguintes motivos: carga de trabalho acima da média do CEFET/RJ; perda de docentes permanentes e colaboradores nos últimos anos; docentes em qualificação (doutorado e pós-doutorado); aposentadoria de docentes nos próximos anos; criação de um programa de mestrado e doutorado em Engenharia de Produção.

Download do relatório

Última atualização: Wednesday, 26 September 2012, 20:14

Moodle Theme by NewSchool Learning